ESTE BLOG É EDITADO PELA PROFESSORA: MARIA JANETE ACCORDI

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTE INOVADORA

JOGOS DO MENTE INOVADORA

"O Projeto Mente Inovadora (Jogos do raciocínio), organizado pela Secretaria de Estado da Educação e coordenado pela empresa Mind Lab (São Paulo), vem acontecendo em três escolas de Criciúma; EEB Joaquim Ramos, EEB Cel. Marcos Rovaris e EEB Gov. Heriberto Hulse. 

É uma proposta metodológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas através de métodos metacognitivos, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor mediador através de raciocínio. 

Diante de tantas oportunidades de trabalhos pedagógicos, a empresa Mind Lab realiza também a olimpíada do raciocínio envolvendo alunos e professores. Em Criciúma, este trabalho aconteceu no dia 24 de setembro na EEB Gov. Heriberto Hulse com a participação das escolas envolvidas no projeto. 

A fase estadual aconteceu em Florianópolis, no dia 27/10 na EEB Intendente José Fernandes na Praia dos Ingleses. 

A GERED de Criciúma esteve presente neste evento com duas equipes de alunos do 5º ano a 8ª série das escolas EEB Cel. Marcos Rovaris e EEB Joaquim Ramos e uma equipe de professores da EEB Cel. Marcos Rovaris competindo com os jogos: abalone, damas olímpicas, quoridor e octi. 

Neste dia, conseguiram se classificar com excelente desempenho para a fase nacional (que acontecerá em São Paulo em março de 2013) na IV OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) a equipe de alunos da EEB Joaquim Ramos, trabalho este mediado pela professora Lilian Fernandes Manoel. 

Ficou em segundo lugar a equipe de alunos da EEB Cel Marcos Rovaris na categoria (alunos de 4º ao 7º ano) na V OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA – MIND LAB . 

A equipe de professores da EEB Cel Marcos Rovaris conseguiu o segundo lugar na I OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE EDUCADORES. 

Todo o resultado obtido com as categorias presentes no evento, vem agregar aos trabalhos desenvolvidos nas escolas quando estimula a aprendizagem nos campos do raciocínio, planejamento e execução, estratégia, resolução de problemas, pensamento criativo, habilidades emocionais e sociais, cooperação, espírito desportivo e integração. 

Segundo Eva Regina, da GERED de Criciúma, a metodologia do MenteInovadora, configura-se como uma resposta às inquietações das escolas, contemplando as demandas vividas pela sociedade atual, imersa em transformações velozes, constantes e profundas onde reúne a utilização de recursos didáticos prazerosos (jogos do raciocínio) com foco no desenvolvimento das habilidades necessárias na aprendizagem humana, possibilitando que “o evento de aprender seja mais significativo”. 

Eva Regina Miranda Souza "

Nossos alunos e professores da EEB CEL. MARCOS ROVARIS que fez parte desta Olimpíada:








V Olimpíada de Raciocínio para alunos do 4º ao 7º ano. 
PAULO EDUARDO 
BRUNA 
SAIONARA 
FELIPE 

IV Olimpíada de Raciocínio para alunos de 8º e 9º ano. 
IGOR 
JOÃO VICTOR 
MARIANA 
ANTONIO 

IIV Olimpíada de Raciocínio para Educadores. 
ROSIANE (Jane) 
CRISTIANE TEREZA 
ANDERSON 
LUANA 

Jogadores suplentes:

ALUNOS:
NICOLE 
MARCELO 
Mª EDUARDA 
LUIS HENRIQUE 

PROFESSORES:
MONIQUE 
CRISTIANE PEREIRA 
MARCELO 

A competição ocorreu na Praia dos Ingleses, na Escola (....) onde se destacou a integração entre as escolas, professores e alunos, Gereds e representantes da Mind Lab, encerrando com as premiações e confraternização.

A viagem foi muito proveitosa, a competição, o passeio e a experiência de integrar um projeto que destaca o raciocínio e as habilidades cognitivas e emocionais dos nossos educandos.

Nossa escola parabeniza nossos competidores e o projeto continuará sendo aplicado, despertando cada vez mais as habilidades que tornam nossos alunos pessoas mais seguras, concentradas e cientes de que as regras de cada jogo também orientam nossa vida.

(Este texto contou com a colaboração da professora Rosiane Sorato - Jane - como é conhecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário