quarta-feira, 13 de julho de 2011

DE QUEM É O PODER?

“Nada mais perigoso para manipuladores do que pessoas que pensam por si.  Cada dia que passa é possível perceber como isso é verdadeiro e como se tem feito de tudo, politicamente, para que as pessoas não pensem por si, não sejam críticas e aceitem ser fantoches do sistema.

Hoje, faz-se urgente uma mudança. Só a luta e a crítica podem transformar um país corrupto e decadente. Povo omisso significa povo escravo. A sociedade precisa descobrir a força que tem: só votar não resolve nada, é preciso mudar o que está errado, e mudança significa luta, união, determinação e comprometimento com o futuro (nosso e dos nossos filhos). Acreditar em um país melhor não é utopia; mas apenas crer não basta, é preciso agir. Só reclamar da corrupção de nada adianta, é preciso mobilizar-se e mostrar para alguns políticos que eles não se manterão assim para sempre.

E a história se repete. Ignoram a Educação, a Segurança Pública, a Saúde, e já se reúnem em seus partidos para pensar nas eleições de 2012 a fim de perpetuarem-se no poder em benefício próprio e continuar o massacre do povo. Chega de assistir calados a tantas desmazelas: assaltos, mortes, ladrões e bandidos soltos, e a polícia desaparelhada; sofrimento, dor, morte, choro e a falência da saúde; educadores, alunos, pais e sociedade vilipendiados em todos os sentidos. Direitos ? Só o “direito e o dever” de sofrer calados.

Não podemos mais aceitar a indignidade que fizeram de nós, não podemos permitir que a história continue a ser escrita por aqueles que enforcam heróis.

Neste momento em particular, os Educadores de Santa Catarina chamaram para si a responsabilidade de iniciar a tão sonhada mudança. Árdua tarefa, pois numa terra onde a justiça é pouca, é um perigo estar com a razão. Temos vivenciado momentos de sofrimento, humilhação, exaustão, mas nossa luta quer mostrar para a sociedade, para aqueles que têm um pouco de discernimento, que é possível resgatar a dignidade do povo com força e coragem, quer mostrar também que já estamos fartos de tanta corrupção, este caldeirão do diabo que está destruindo a dignidade do povo e que ferve em épocas de eleição. É hora de repensar e fazer refletir que o povo não é massa de manobra política. A vida de todos pode ser melhor e isto não é fantasia. Não podemos permitir que sejamos nós, educadores e povo catarinense, os enforcados da vez.

Educadores, não somos vilões como querem fazer parecer. Somos fortes, juntos somos fortes, lutamos contra um sistema opressor. A ordem é não recuar. Sofreremos, mas poderemos virar uma página negra da educação catarinense e do sistema corrupto e opressor deste estado. Poderemos começar a escrever uma nova história em que a ética , a honra e o caráter tenham mais valor do que os cargos políticos alcançados após as eleições. Esta mudança começa com Educação de qualidade, o que parece não estar interessando aos detentores do poder. Mas é preciso e urgente politizar esta nação.

Falta dizer ainda algumas palavras a todos os educadores que têm se omitido neste momento histórico. Para que você seja forte, é preciso que você se junte aos fortes, não aos fracos ou àqueles que se escondem. Comprometa-se, não seja omisso, covarde. Você também é responsável. Não fique só esperando que o sangue dos que estão na luta venha lavar a sua alma alienada. Tenha coragem! Só assim você poderá se olhar no espelho a cada dia e não sentir vergonha do que nele vê refletido. Iraide Cendron.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário