sábado, 30 de abril de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA

DIA 20 DE ABRIL FOI FEITA UMA CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA NA ESCOLA.
A DIRETORA MICHELE SAUDOU A TODOS OS PRESENTES, PAIS, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS NO SALÃO DA ESCOLA.
HOUVE UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL COM OS ALUNOS DO 4º ANO DA PROFª SILVINA E DO 5º ANO DA PROFª ADRIANA COM A PEÇA "AS FADAS CHOCOLATE", TAMBÉM O LAVA PÉS.
TAMBÉM HOUVE UMA REPRESENTANTE DA IGREJA, CONVIDADA, PARA DIZER ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA.
TUDO SAIU PERFEITO E BONITO.
FOI ENCERRADA A CONFRATERNIZAÇÃO COM UM LANCHE ESPECIAL PARA TODOS.


terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA 18 DE ABRIL- DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Monteiro Lobato e alguns de seus personagens

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, Negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona. Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

POEMA
Abençoado seja!


Livro na sala de aula

Livro no pátio, na varanda

Livro na mão

Livro na alma

Livro no coração.

♥♥♥

Livro tem cheiro, tem gosto,

Ruído, melodia,

Ritmo, canção,

Verdade, fantasia, brincadeiras,

Suspense, intriga, ação.

♥♥♥

Livro de reza, de estudo,

De amor, de tragédia,

Livro de receitas de cozinha,

Livro p'ra ler a vida,

Livro p'ra curar a dor.

♥♥♥

Livro me acalma

Me pega no colo

Me leva p'ro espaço infinito

P'ros cantos da minha alma

Onde ninguém nunca vai.

♥♥♥

Livros

De história...

De estudo...

Livro de poesia...

De tudo!

♥♥♥

Abençoado seja,

Livro meu,

De cada dia!